Panorâmica sobre as Dinâmicas de pintura no Gimp 2.8
Esquema de um painel com as abas das Dinâmicas de pintura e Definições de ferramentas. |
1.1 - Modos de conceber e usarmos as Dinâmicas de pintura
Com relação às "dinâmicas", acredito que existam dois modos possíveis de usá-las, o primeiro e o mais comum é pensá-las como uma especie de "preset" ou "definição de ferramenta". Nestes casos a "dinâmica" é ligada a uma "definição de ferramenta" [Tool Preset].
O outro modo é aquele, que parecem seguir os desenvolvedores do Gimp, na qual as dinâmicas são uma especie de comportamento geral e sendo assim possível aplicá-las a muitos tipos de ferramentas. Por exemplo, podemos imaginar dinâmicas que emulem técnicas pictóricas que serão usadas ou ligadas indistintamente a diferentes tipos de ferramentas (lápis, lápis de cor, óleo, aquarela, sumiê, tipos de pinceis, xilo, etc).
Listas default das Dinâmicas de pintura no Gimp 2.8. |
O elenco default de Dinâmicas de pintura no Gimp 2.8, é bem pequeno e podemos observar que algumas destas dinâmicas estão já orientadas para algumas técnicas e/ou conceitos usados na pintura e desenho. Usar dinâmicas como se fossem "Definições de ferramentas" [Tool Presets], podem gerar um grande numero destas e as vezes simples duplicatas somente pela necessidade de ligá-las a uma especifica definição de ferramenta [Tool Preset].
Atualmente temos dois tipos de arquivos: um para as "Definições de ferramentas" [Tool Presets], o arquivo tipo .gtp (contidos na pasta .gimp-2.8/tool-presets) e outro para as dinâmicas, o arquivo tipo .gdyn (contidos na pasta .gimp-2.8/dynamics). Isto implica que para cada "Definição de Ferramenta" criada e que necessite uma dinâmica, mesmo que levemente modificada, vai ser necessário criar um novo arquivo do tipo .gdyn.
Screenshots em sucessão para mostra o processo de filtragem através das etiquetas. |
Para entender bem a função das etiquetas eu recomendo o artigo já publicado:
http://forksanddrills.blogspot.com/2012/08/howto-das-etiquetas-ou-tags-no-gimp-28.html
Seguirá um artigo sobre todas a instâncias das dinâmicas de pintura... que faltam algumas imagens para poder publica-lo. De qualquer modo este artigo é uma panorâmica teórica e como as dinâmicas vão pensadas e usadas segundo a minha opinião.
Comments
Post a Comment
Comment