|
In progress da ilustração dentro do Mypaint 1.0, com toda a estrutura de camadas previamente feita no Gimp. |
Nestes dias estou trabalhando encima de algumas ilustrações para um anuário sobre a Rede e Comunidades e pensei que seria interessante colocar em ação um método pessoal para integrar Gimp e Mypaint. Inicialmente pensei sempre o Mypaint como programa de esboços em geral e depois o Gimp para o trabalho final (coloring) e elaboração das imagens.
Neste meu método estou invertendo o processo... esboçando, desenhando, inking e colocando cor no Mypaint e finalizando no Gimp (tratamento imagem). As pranchas são bem grandes, algumas em formato A3 extra a 300 ppi, mas até agora o Mypaint se comportou muito bem e sem problemas. Estou usando a ultima versão do Mypaint em uma maquina com o linuxmint 11.
|
Esquema das camadas que fiz previamente no Gimp para trabalhar no Mypaint 1.0. Aqui podem ser vistos as camadas de esboços preparatórios à lapis e uma blueline sucessiva feita diretamente no Mypaint. |
|
In progress de uma das imagens com a estrutura do desenho feita completamente no Mypaint 1.0. |
Tão logo termine estes trabalhos irei fazer um artigo (aliás já está esboçado) sobre todo o processo, apresentando os cuidados e avaliações desta minha integração. Ficam aqui algumas previews do trabalho em curso, aguardem o artigo que promete ser bem interessante e útil para todos... vou falar de paleta de cores RGB Safe para o CMYK, organização do trabalho no Gimp, Desenho, Inking e Colouring no Mypaint.
Ótimas dicas!
ReplyDeleteEu uso o mypaint que é um programa ótimo,e proporciona um resultado de nível profissional, principalmente para quem trabalha com mesa digitalizadora.
Uso um mesa digitalizadora XP-Pen ( https://www.xp-pen.pt ). Não é uma Wacom, mas ajuda, hehehe.
Recomendo este programa a todos !!!