Universidade de Nitra na Eslováquia e os pinceis para o Gimp | L'ubomir Zabadal
Em junho recebi um email do professor de artes, L'ubomir Zabadal, que se interessou sobre o nosso trabalho no Forks And Drills e desde lá temos tido uma correspondência bem animada, principalmente sobre a nossa produção de pinceis para o Gimp.
L'ubomir Zabadal é professor universitário no departamento de Belas Artes e Educação da University of Constantine the Philosopher em Nitra na Republica da Eslováquia. Ele ensina computer graphics e onde incentiva o uso de software livre como o Gimp, Mypaint, Alchemy, principalmente.
Ele me enviou uma serie de imagens dos seus trabalhos para este post... relatando-me brevemente o processo de criação destas imagens. Alguns destes trabalhos estão no seu portfólio, que vocês podem vê-lo neste endereço: http://www.kvtv.pf.ukf.sk/o-katedre?id=44
Neste link vocês podem ver seus projetos relativos ao software livre como também ter acesso aos trabalhos executados por seus alunos e realmente não pude deixar de notar o alto grau de beleza dos trabalhos, mesmo aqueles mais experimentais.
Aqui estão os comentários sobre os trabalhos que ele me enviou:
"Muitos desses desenhos são bastante abstratos, mas eu gosto de coincidências e experimentações com meus próprios pinceis. Eu fiz um detalhe de um retrato imaginário, usando seu pincel. Seus pinceis são muito precisos, com foco em nuances.
Você, obviamente, colocou muito trabalho neles.
"Nos esboços de "Famíly", "Girl" e "Lovers", eu usei apenas 3 pinceis, e alterei os seus tamanhos e alternei as cores entre o preto e branco. Dois destes pinceis são, em princípio, semelhantes aos seus pinceis da serie "Centipede" e um foi criado por vetorização e posteriormente transferidos em fotos de água. Eu me pergunto se isso pode ser uma maneira simples de criar profundidade na imagem. Eu também trabalho a partir de clássicos e tento converter-los para o Gimp com métodos simples."
"Nos esboços de "Face of Water" e "Mask" eu usei o mesmo método (alterei os seus tamanhos e alternando as cores entre o preto e branco), mas com mais pinceis, em torno de 6. Estes pinceis foram feitos a partir de imagens de fontes (eu moro em uma cidade spa :-)) Então, eu pintei da mesma forma como fiz com os pinceis em "Family", "Girl" e "Lovers", apenas preto e branco. Na "Madonna" eu adicionei cores da minha própria paleta e usei como dinâmicas ângulo e direção. Sei que estão faltando pequenos detalhes, mas estou trabalhando nisso..."
"As colagens foram criadas usando procedimentos diferentes: a base é uma ou duas fotos e depois uso o "Carimbo" para transferir uma parte da imagem para um local diferente e às vezes eu também faço algum trabalho com um pincel. Eu quero que a água flua para cima :-). Finalmente, eu uso as curvas para alterar as cores."
Esta serie de colagens são excelentes e representam bem o grau de beleza da experimentação de L'ubomir Zabadal... "a sua ideia de fluir a água no sentido contrário", rende realmente a ideia. Ele me enviou pinceis de testes para a aquarela e um set pensado para xilogravura e madeiras que estão ótimos os quais estamos pensando em breve em disponibiliza-los. Ainda estou fazendo um trabalho de comparação e realizando pequenos esboços que deverei enviar-lhes. A seguir vocês podem ver algumas belas experimentações destes pinceis.
Excelente!!!Surpreendente! Ótimo exemplo do que se pode fazer com Software Livre Gráfico e criatividade apurada!
ReplyDeleteParabéns para Zabadal!
Olá
ReplyDeleteQuero te parabenizar pelo seu blogue que está muito bom !
Tenho acompanhado já há algum tempo e é uma excelente referência para todos que se interessam pelo gimp e outros softwares livres.
O trabalho do Zabadal é muito diferente !
até breve !
obrigado.
O trabalho do Zabadal é bem experimental, dentro daquelas fronteiras da arte experimental... e o bonito e ele usa software livre. Ficamos contente em saber que o nosso blog está sendo visto como uma referência de qualidade no que se refere aos nossos objetivos, obrigado Игорь.
ReplyDelete