Mypaint e Gimp - Preview da minha integração - parte II
In progress do trabalho de coloring de uma das pranchas no Gimp para depois trabalhar no Mypaint. |
A fase de inking no Mypaint é brilhante e solta, mas precisa ainda melhorar os pinceis para inking... eu os acho por demais soltos e macios. Preciso mudar as preferências destes pinceis para "amarrar" um pouquinho na hora do traço. Para sketches em geral deste jeito macio e fluído é o ideal.
Preciso trocar umas ideias com o Mozart Couto, sobre isto, pode ser que o problema esteja na tablet que estou usando uma wacom, que são notadamente macias. Quando estiver usando a monoprice 10x6.25 que comprei, talvez possa dizer algo mais a respeito.
Um dos fatos mais interessantes que notei é que o Mypaint produz um arquivo muito menor que os arquivos xcf do Gimp... a paridade de pixels o Mypaint tem um arquivo 4 vezes menor!
Se acontecer mesmo aquela integração entre Gimp-painter e Mypaint, hipotizada e mostrada no weblog do David Revoy [http://www.davidrevoy.com/article122/gimp-painter-2-8dev-test], vai ser uma coisa excelente... pois iremos evitar os vai-e-vem entre os dois pacotes, apesar da boa integração do arquivos .ora baseados em .png. Mas não sei se isto em termos de peso e agilidade vai ser realmente um ganho.
O Mypaint roda bem o canvas, com steps de 15°, o que é suficiente para mim. O zoom funciona otimamente como botão da stylus em combinação com a tecla Ctrl... sem nenhum problema. Preciso melhor os atalhos... mas até agora são bem bolados e funcionais... o jeito é usar os mesmos para o Gimp.
No Mypaint, uma das dificuldades que tive nestes formatos grandes foi encontrar o cursor com de pintura... ele praticamente some para o traço de inking... para encontra-lo eu uso bater no "space" e aí aparece o cursor "mão", bem mais evidente... Eu já postei no Mailing List do Mypaint esta questão e sugeri que fosse adotada alguma outra técnica para evidenciar a posição do cursor... agora pensando... eu acabei de ativar o Ctrl no cursor do mouse para evidenciar a posição dele... funciona muito bem no Mypaint... basta um toquinho no Ctrl e ai ele dá o efeito para evidenciar a posição.
Agora publico uma preview das imagens já finalizadas com os traços feitos inteiramente no Mypaint.
O tamanho da ilustração maior é um A3 e aquela compridinha é um 10x42 cm de largura.
Seguindo o conselho do Mozart Couto eu coloquei as massas de cor no Gimp, as ferramentas pra isto são mais interessantes e práticas aí... mas é minha intenção retornar no Mypaint para retocar as grandes massas de cor planas com os pinceis de acrilico, por exemplo, e promover um aspecto menos "lambido" :). Aliás tenho que agradecer os conselhos do Mozart quanto ao trabalho de inking em geral e os toques sobre o estilo das minhas figuras.
Na medida do possível vou postando as dúvidas, soluções e truques deste percurso.
Inking feito no Mypaint. A imagem mede uns 10 cm de altura por 42 de largura. |
Imagem em formato A3 feita integralmente no Mypaint... Usando o Gimp para posicionar e remanejar as figuras nos layers. |
Um dos fatos mais interessantes que notei é que o Mypaint produz um arquivo muito menor que os arquivos xcf do Gimp... a paridade de pixels o Mypaint tem um arquivo 4 vezes menor!
ReplyDeleteTalvez seja porque o Mypaint não possua o recurso de canais, como no Gimp (ou pode ser outra razão).
Eu gostava de usar os canais, no Gimp, para guardar as seleções de um desenho, assim eu podia ativá-las e desativá-las quando quisesse.
Neste tópico do Fórum Gimp, eu explico mais a respeito.
O fato é mais simples... eu notei que o .ora importado no gimp tem as camadas recortadas, ou seja, o mypaint usa somente o espaço que serve na camada. Por exemplo se eu criar uma camada no mypaint e fazer um pontinho preto de 1 pixel... o canvas vai medir isto. Então o Mypaint economiza espaço e bit. Na medida que vou desenhando ou pintando na camada do Mypaint... ele vai aumentando o canvas. Bem interessante o processo.
ReplyDelete