GIMP e os 'seguidores' nas redes sociais

Percentual relativa de usuários de Photoshop e GIMP nas principais redes sociais.
Ultimamente tenho estado bastante ocupado em tarefas bem esquisitas e fora do contexto da ilustração... mas mesmo assim estive estudando uma serie de temas para os próximos posts no Forks.

Um destes está relacionado com o GIMP e o futuro deste programa de edição de imagens mas também de pintura digital. No qual, estou tentando participar ativamente da discussão nas mailings lists e de vez em quando arrisco algumas coisas no IRC. Mas sinceramente, tanto as mailings lists quanto o IRC são coisas bem difíceis de engolir para pessoas que tem uma atividade mais criativa ou artística... não são as ferramentas naturais destas áreas.

Entender o que pensam e como pensam os artistas e profissionais, poucos e sempre minguados, que usam software livre e com métodos mais atuais é uma necessidade sempre mais evidente e principalmente depois do surgimento das redes sociais.

Então para tentar provocar uma discussão sobre o do GIMP... eu andei fazendo uma pequena pesquisa nas redes sociais. Procurando os números que pudessem dar a noção de usuários que seguem os canais do GIMP nas principais redes sociais.

A minha ideia, pode parecer bastante simplória (em parte o é ;-),  mas como não existe, que eu conheça, estimativas sobre os usuários do GIMP, talvez as redes sociais, poderiam dar uma noção da ordem de grandeza. Claramente é aproximada... mas na falta de algo mais confiável e exato... pode ser um primeiro passo pra entender... o quanto GIMP é conhecido, seguido e talvez usado (o numero real de usuários é complicado de achar com tal método).
Eu usei este mesmo sistema para referenciar os usuários de Photoshop... então na ordem de grandeza e na relação existente com o GIMP... o método parece ter alguma validade.

O primeiro gráfico que produzi foi pra investigar o total de seguidores de GIMP e do Gnome nas redes sociais [ver abaixo].
Numero de usuários de GIMP e GNOME nas redes sociais.
Precisa ressaltar que no caso do Facebook, Twitter e do Flickr, o GIMP Oficial não tem um account. Por exemplo o dado do Facebook é produzido por um search aonde o Facebook diz que existiriam um numero de possíveis seguidores ou interessados na palavra GIMP.

Informando: desde de 27 de novembro de 2015, é presente no Facebook a pagina oficia. Este artigo foi feito no final de outubro e depois de um mes foi criada uma presença oficial nesta rede social.

No G+ existe a page... mas ela é pouco usada pra vincular novidades e tão pouco tentar incentivar a discussão em torno de temas espinhosos :-). O Krita tem muito menos presença na rede, que o próprio GIMP e, no entanto, parece perceber com maior eficacia o quanto é importante a relação com usuário... isto parece estar sendo feito muito bem com o site oficial deles.

Na minha opinião é necessário ter paginas oficiais nas principais redes sociais e manter informados os possíveis interessados e seguidores... é talvez o único modo de criar massa critica, para que um bom numero destes interessados possam virar usuários e por ventura colaboradores e ou disseminadores do aplicativo. Temos que estar aonde os usuários estão... dificilmente, na rua sem saída... mas muita conhecida pelos já experimentados frequentadores... não será o “point” da maioria de usuários e provavelmente nem caberão todos ali :-).
As redes sociais são um grande mergulho na heterogeneidade e dentro destas estarão todos os tipos de usuários... aqueles amadores e ou hobistas... e aqueles profissionais e de alto nível que dão brilho e lustro ao aplicativo.

Com relação ao Photoshop, considerado por muitos o rival... mas que sinceramente dados os números que estive analisando... tem muito chão ainda pra virar rival ;-)
Numero de seguidores de Photoshop e GIMP nas principais redes sociais.

Acho que era de se esperar um tal contraste (tipo no facebook o Photoshop possui 7 milhões de seguidores contra os 54 mil de GIMP)... mas também serve pra dizer... que uma tal diferença e tão grande... alguma coisa tem que ser pensada. Escutando e lendo o pessoal que usa GIMP... se dá a entender uma relação mais paritária ou quanto menos não tão critica como posso notar aqui destes números. Precisa pensar e tomar ato que as vezes as coisas não são como a gente imagina ou gostaria que fosse. Isto não quer dizer que GIMP seja melhor ou pior... mas é útil entender que se colocamos “A“ em relação a “B“... temos que ter ideia da ordem de grandeza no contexto que estamos usando “A” e “B”.

Finalizando, os dados falam por si só... mas muitas vezes podem ser interpretados como a gente bem entende e quer... então no meu caso... eu acho que a gente não está com essa bola toda e é bom mostrar o quanto na plateia somos em numero, e como tal, temos que bater bater palmas mais fortemente... pode ser que não seja importante... pode ser importante, sei lá... mas se quisermos ser escutados... primeiro alguém vai ter que escutar nossas palmas :-)

Errata e corrige: onde se lê 'Users' nos gráficos é mais correto usar e entender no sentido de 'Followers' ou seguidores.

Comments

Popular posts from this blog

Retículas no Gimp [Screentone, DIY Comics, part 1 ]

Xilo Brush Series

Mixing Color on GIMP