How to do a RGB Safe Palette for CMYK process

Este é um rápido vídeo sobre como vocês podem construir sem complicações uma RGB Safe Palette para a impressão em CMYK. O vídeo está com anotações em inglês mas vocês não terão dificuldade em acompanhar o processo.

É importante entender que estes procedimentos são indicados naqueles casos aonde tenhamos uma gama de cor muito reduzida e/ou grandes áreas de tinta planas. Neste sentido é importante ter certeza da cor que iremos trabalhar para não termos desagradáveis surpresas. Mas nos casos aonde as ilustrações contenham uma grande quantidade de cores e poucas áreas de tintas planas... tais cuidados podem serem considerados desnecessários.

Eu normalmente trabalho sempre a partir de uma paleta de cores para os meus trabalhos... principalmente em se tratando de séries de imagens. Neste caso ter uma paleta de cores de referencia é sempre útil... e se esta é segura do ponto de vista da impressão em CMYK, melhor ainda.
Claramente se as imagens são finalizadas para a web, um vídeo, um vídeo-jogo a coisa muda, pois nestes casos podemos claramente trabalhar diretamente em formato sRGB convencional. Por exemplo o Mypaint e o Gimp já trabalham de default em formato sRGB.

O método que proponho é correto, mas não proporciona em certos casos uma boa aproximação entre a cor em RGB e aquele CMYK... ou seja, em casos aonde o RGB esteja fora do gamut do CMYK a correção vai para o valor RGB mais próximo .. isto as vezes coincide com um grande salto na cor e/ou na luminosidade. Estarei em breve imaginando um método aonde possa criar uma paleta aonde estes saltos sejam mínimos (leia a nota a seguir).

Nota importante:
No artigo anterior Guillermo Espertino me recomendou um outro método de controle para estas tarefas... coloco o excerto do comentário que ele me fez no google+ sobre esta matéria:
Hi. Nice walkthrough!
I'm a little bit confused about the CMYK part, though. I think you made it too complicated and there's an easier way that the roundtrip conversion you used.
You can use the print simulation option in the color management properties and pick the colors using the picker in the color panel (not the one in the toolbox, the one in the color panel that picks the corrected colors).
Estarei verificando esta nova possibilidade com ele e farei um post sobre o assunto tão logo tenhamos chegado a uma conclusão.
Vídeo do processo de criação de paletas de cores RGB para o CMYK.

Comments

Popular posts from this blog

Retículas no Gimp [Screentone, DIY Comics, part 1 ]

Xilo Brush Series

Mixing Color on GIMP