segunda-feira, 25 de junho de 2012

O Desenho na pintura digital e as técnicas mais usadas.

Eu sou um apaixonado por livros e sites aonde mestres e não mestres tentam ensinar-nos alguma coisa sobre o desenho e a técnica da Pintura.
Margaret and Ken Bridlington, 2002 ink on paper, 12 1/4x16 1/4 in.
Margaret and Ken Bridlington, 2002 ink on paper, 12 1/4x16 1/4 in.
[Fonte: http://www.hockneypictures.com]
Muitos mestres antigos e modernos usaram e usam a arte do desenho em modos diferentes, este é o assunto deste artigo... e como são estes modos, hoje em dia, usar o Desenho na Pintura Digital.
Na arte tradicional ou analógica :-) os meus  artistas preferidos são Hockney e Rembrandt.

Pen and wash lion by Rembrandt in the Louvre
Pen and wash lion by Rembrandt in the Louvre [Fonte: Wikimedia]
O Desenho como testemunho da projetualidade dos artistas atravessa bem os últimos 500 anos ou mais... praticamente desde que os instrumentos e os suportes, como o papel,  ficaram mais duraveis e mais fáceis de serem produzidos é possível admirar os desenhos de Rembrandt à distância de séculos.

Mas como o Desenho é visto pelos artistas durante o processo de criação de suas obras?
Para uns o Desenho, sejam estes artistas analógicos e/ou digitais, está a base de tudo... é ele que resolve a estrutura e a composição, que delineia as formas básicas, que organiza a perspectiva ou uma visão particular desta. Este método, neste artigo eu o intitulei de "Desenho como estrutura".

Para outros o Desenho não necessariamente está presente no inicio de uma obra, por exemplo Francis Bacon, usava muita a técnica da pintura de camada sobre camada, as vezes apagando completamente a camada anterior... e por final ele desenhava, evidenciando a estrutura através da pintura de linhas mais claras e as vezes de puro branco. Este método ou visão, neste artigo eu o chamei de "Camada sobre camada e variações".

Study after Velázquez's Portrait of Pope Innocent X, 1953
Study after Velázquez's Portrait of Pope Innocent X, 1953 [Fonte: Wikimedia]


Desenho na Wikipedia, James McMullan
Um interessante artigo sobre o desenho podemos ter no wikipedia [http://en.wikipedia.org/wiki/Drawing].

Recentemente encontrei uma serie de artigos muito interessantes no New York Times sobre as bases do desenho [Line by Line: http://opinionator.blogs.nytimes.com/category/line-by-line/] do artista americano James McMullan [http://jamesmcmullan.com/].

Pintura Digital
No mundo digital também encontramos essencialmente este dois modos de realizar os trabalhos, o "1. Desenho como estrutura" e a técnica "2. Camada sobre camada e variações". Acoleção de vídeos que coloquei aqui é focada principalmente nos softwares livres, Gimp e Mypaint principalmente, mas Huang XiaoZën do Idrawgirls usa Photoshop.

1. DESENHO COMO ESTRUTURA
Para exemplificar esta tecnica escolhi alguns videos, eles são de diferentes artistas, a grande maioria vem do mundo dos quadrinhos ou áreas afins (Concept Art).

+ Mozart Couto
Mozart Cunha do Couto, ou Mozart Couto (Juiz de Fora, Minas Gerais) começou a atuar profissionalmente em 1979, como ilustrador e autor (desenhista e argumentista/roteirista) de histórias em quadrinhos. Mozart Couto é um dos principais divulgadores no Brasil e exterior do Gimp, software de ilustração gratuito utilizado como alternativa ao Photoshop.




Continuação do ultimo vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=RlWKHITpgeQ [parte 2]
http://www.youtube.com/watch?v=cNGX_yYAYt8 [parte 3]
http://www.youtube.com/watch?v=7XrKGMO11ts [parte 4]

+ David Revoy
David Revoy é um ilustrador e concept artist que vive trabalha no sul da França (Toulouse). Ele é uma grande referência entre artistas que usam software livre para as artes gráficas. Atualmente ele tem usado muito o Krita e o Mypaint.



+ Karolina Twardosz
Karolina Twardosz, é uma estudante de Biologia, apaixonada por paleontologia e anatomia em geral. Usa em modo muito elegante e sofisticado o Gimp.




+ Mery Alison Thompson
Encontrei este belíssimo exemplo da primeira técnica realizado pela Mery Alison no Mypaint.


2. CAMADA SOBRE CAMADA E VARIAÇÕES
Para apresentar esta técnica seguem uma serie de videos de diferentes artistas, essencialmente todos são "concept artists". A ordem de apresentação dos artistas nesta sequência 

+ Adam Parker
Recentemente o Mozart Couto me apresentou Adam Parker, um artista que usa Gimp. O trabalho dele é muito belo e cheio de qualidades pictóricas.


+ Huang XiaoZën
Xia Taptara (黃曉聲 Huang XiaoZën) AKA idrawgirls, é um concept artista aposentado. O trabalho dele é muito sério e claro, mostra como este modo de pintar digitalmente é muito eficaz e pictoricamente interessante.
Interessante notar que ele começa com manchas em grandes areas, procurando individuar os planos e sujeitos... mas a um certo ponto ele delinea a formas desenho sobre elas.
O Huang usa muito bem todos os dois métodos na criação de seus concepts e imagens, veja o segundo video aonde ele começa por delinear muito bem a estrutura através de desenho bem detalhado.



 

+ ssavalot csatornája
Encontrei este artista na pesquisa entre videos do youtube, mas não consegui saber nada sobre ele ainda... ele mistura em modo muito belo os dois modos.

 

+ Andrea Bianco
Andrea Bianco é um graphic designer e concept artist, que na sua bela Sardegna, realiza um trabalho muito sério e denso com o software livre, usa muito Gimp e Mypaint.
O primeiro vídeo é um exemplo da técnica chamada PaTov pelo Andrea, que vem de Pattern Overlay. No site do Andrea Bianco, vocês podem encontrar detalhes sobre esta interessante técnica: http://blog.andreabianco.eu/?p=33
O segundo vídeo é propriamente a técnica camada sobre camada executada pelo Andrea em modo bastante dinâmico e pratico no Gimp 2.6 tradicional.




Finalizando, espero que vocês gostem destes videos e em breve estarei escrevendo alguns artigos de livros sobre o Desenho e Anatomia Humana editados nos séculos XIX e inicio do XX. Muitos deles são já disponíveis em formato PDF.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...