segunda-feira, 25 de junho de 2012

O Desenho na pintura digital e as técnicas mais usadas.

Eu sou um apaixonado por livros e sites aonde mestres e não mestres tentam ensinar-nos alguma coisa sobre o desenho e a técnica da Pintura.
Margaret and Ken Bridlington, 2002 ink on paper, 12 1/4x16 1/4 in.
Margaret and Ken Bridlington, 2002 ink on paper, 12 1/4x16 1/4 in.
[Fonte: http://www.hockneypictures.com]
Muitos mestres antigos e modernos usaram e usam a arte do desenho em modos diferentes, este é o assunto deste artigo... e como são estes modos, hoje em dia, usar o Desenho na Pintura Digital.
Na arte tradicional ou analógica :-) os meus  artistas preferidos são Hockney e Rembrandt.

Pen and wash lion by Rembrandt in the Louvre
Pen and wash lion by Rembrandt in the Louvre [Fonte: Wikimedia]
O Desenho como testemunho da projetualidade dos artistas atravessa bem os últimos 500 anos ou mais... praticamente desde que os instrumentos e os suportes, como o papel,  ficaram mais duraveis e mais fáceis de serem produzidos é possível admirar os desenhos de Rembrandt à distância de séculos.

Mas como o Desenho é visto pelos artistas durante o processo de criação de suas obras?
Para uns o Desenho, sejam estes artistas analógicos e/ou digitais, está a base de tudo... é ele que resolve a estrutura e a composição, que delineia as formas básicas, que organiza a perspectiva ou uma visão particular desta. Este método, neste artigo eu o intitulei de "Desenho como estrutura".

Para outros o Desenho não necessariamente está presente no inicio de uma obra, por exemplo Francis Bacon, usava muita a técnica da pintura de camada sobre camada, as vezes apagando completamente a camada anterior... e por final ele desenhava, evidenciando a estrutura através da pintura de linhas mais claras e as vezes de puro branco. Este método ou visão, neste artigo eu o chamei de "Camada sobre camada e variações".

Study after Velázquez's Portrait of Pope Innocent X, 1953
Study after Velázquez's Portrait of Pope Innocent X, 1953 [Fonte: Wikimedia]


Desenho na Wikipedia, James McMullan
Um interessante artigo sobre o desenho podemos ter no wikipedia [http://en.wikipedia.org/wiki/Drawing].

Recentemente encontrei uma serie de artigos muito interessantes no New York Times sobre as bases do desenho [Line by Line: http://opinionator.blogs.nytimes.com/category/line-by-line/] do artista americano James McMullan [http://jamesmcmullan.com/].

Pintura Digital
No mundo digital também encontramos essencialmente este dois modos de realizar os trabalhos, o "1. Desenho como estrutura" e a técnica "2. Camada sobre camada e variações". Acoleção de vídeos que coloquei aqui é focada principalmente nos softwares livres, Gimp e Mypaint principalmente, mas Huang XiaoZën do Idrawgirls usa Photoshop.

1. DESENHO COMO ESTRUTURA
Para exemplificar esta tecnica escolhi alguns videos, eles são de diferentes artistas, a grande maioria vem do mundo dos quadrinhos ou áreas afins (Concept Art).

+ Mozart Couto
Mozart Cunha do Couto, ou Mozart Couto (Juiz de Fora, Minas Gerais) começou a atuar profissionalmente em 1979, como ilustrador e autor (desenhista e argumentista/roteirista) de histórias em quadrinhos. Mozart Couto é um dos principais divulgadores no Brasil e exterior do Gimp, software de ilustração gratuito utilizado como alternativa ao Photoshop.




Continuação do ultimo vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=RlWKHITpgeQ [parte 2]
http://www.youtube.com/watch?v=cNGX_yYAYt8 [parte 3]
http://www.youtube.com/watch?v=7XrKGMO11ts [parte 4]

+ David Revoy
David Revoy é um ilustrador e concept artist que vive trabalha no sul da França (Toulouse). Ele é uma grande referência entre artistas que usam software livre para as artes gráficas. Atualmente ele tem usado muito o Krita e o Mypaint.



+ Karolina Twardosz
Karolina Twardosz, é uma estudante de Biologia, apaixonada por paleontologia e anatomia em geral. Usa em modo muito elegante e sofisticado o Gimp.




+ Mery Alison Thompson
Encontrei este belíssimo exemplo da primeira técnica realizado pela Mery Alison no Mypaint.


2. CAMADA SOBRE CAMADA E VARIAÇÕES
Para apresentar esta técnica seguem uma serie de videos de diferentes artistas, essencialmente todos são "concept artists". A ordem de apresentação dos artistas nesta sequência 

+ Adam Parker
Recentemente o Mozart Couto me apresentou Adam Parker, um artista que usa Gimp. O trabalho dele é muito belo e cheio de qualidades pictóricas.


+ Huang XiaoZën
Xia Taptara (黃曉聲 Huang XiaoZën) AKA idrawgirls, é um concept artista aposentado. O trabalho dele é muito sério e claro, mostra como este modo de pintar digitalmente é muito eficaz e pictoricamente interessante.
Interessante notar que ele começa com manchas em grandes areas, procurando individuar os planos e sujeitos... mas a um certo ponto ele delinea a formas desenho sobre elas.
O Huang usa muito bem todos os dois métodos na criação de seus concepts e imagens, veja o segundo video aonde ele começa por delinear muito bem a estrutura através de desenho bem detalhado.



 

+ ssavalot csatornája
Encontrei este artista na pesquisa entre videos do youtube, mas não consegui saber nada sobre ele ainda... ele mistura em modo muito belo os dois modos.

 

+ Andrea Bianco
Andrea Bianco é um graphic designer e concept artist, que na sua bela Sardegna, realiza um trabalho muito sério e denso com o software livre, usa muito Gimp e Mypaint.
O primeiro vídeo é um exemplo da técnica chamada PaTov pelo Andrea, que vem de Pattern Overlay. No site do Andrea Bianco, vocês podem encontrar detalhes sobre esta interessante técnica: http://blog.andreabianco.eu/?p=33
O segundo vídeo é propriamente a técnica camada sobre camada executada pelo Andrea em modo bastante dinâmico e pratico no Gimp 2.6 tradicional.




Finalizando, espero que vocês gostem destes videos e em breve estarei escrevendo alguns artigos de livros sobre o Desenho e Anatomia Humana editados nos séculos XIX e inicio do XX. Muitos deles são já disponíveis em formato PDF.

5 comentários:

  1. Na internet há um livro francês sobre desenho, bem antigo, chamado Dessein. Infelizmente é preciso baixá-lo página por página (são umas quarenta), pois não sei se existe uma versão em pdf.

    De qualquer modo, vale a pena. Para acessar o livro, clique aqui

    ResponderExcluir
  2. Rogério, obrigado pelo link. Este material se refere à famosa Enciclopedia Universal realizada por D'Alambert e Diderot no século XVIII na França. As pranchas do teu link se referem justamente ao universo das ferramentas e técnicas do desenho naquele tempo.

    ResponderExcluir
  3. Ola, eu achei teu blog bem interessante não tive tempo de explorar ele melhor, mas me interessou e salvei para uma pesquisa futura com mais calma, parabéns pelo blog.
    Eu gosto muito de desenho e pintura digital não é atoa que estou fazendo meu projeto final na faculdade sobre, eu gostaria de saber se tens alguma bibliografia e alguns nomes de pessoas que possam me ajudar nesta pesquisa. Agradeço desde já, e continue postando material sobre que é um assunto muito interessante.
    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer ter você aqui! Eu conheço alguns artistas e profissionais, terei maior prazer em trocar figurinhas contigo. No que for possível posso criar uma lista de referências uteis para ti... tem muita coisa na internet, mas necessita de filtros para selecionar material especifico para tua pesquisa. Por favor veja o meu perfil no google+ para tentarmos conversar por email... é melhor.
      ciao e grazie

      Excluir
  4. Que bom ter essa noticia fico feliz bom vou ver seu perfil e trocamos uma ideia.
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...