Tecnicas de pintura em úmido no MyPaint

Ilustração feita usando parcialmente os efeitos destes novos pinceis aquareláveis no MyPaint.
Nos últimos dois meses tenho trabalhado alguns dias na exploração das técnicas úmidas no MyPaint. Os atuais sets dedicados ao tema são muito interessantes... mas funcionam principalmente com relação ao smudge mas sem produzir o efeito de transparencia e mistura das cores particular destas técnicas.
A minha pesquisa, então, investiga principalmente a capacidade de sobreposição de transparencias e mistura das cores -- quem sabe no futuro teremos no MyPaint a possibilidade de blend diretamente no pincel... alargando assim as possibilidades -- de qualquer o programa tem já recursos bem avançados e interessantes que podem resolver bastante estas duas questões.

Quem tem acompanhado os trabalhos que venho fazendo para o Gimp, quanto às técnicas úmidas, sabe que estou interessado em processos mais próximos ao trabalho real e sem muitas peripécias... ou seja, os pinceis foram pensados para resolver as técnica úmidas em modo mais direto e próximo ao que acontece na técnica real.

Nos testes e experiencias feitas pude comprovar que a cada novo dia dedicado à pesquisa os pinceis tem melhorado e estão me ajudando a criar um serie de trabalhos com tintas e misturas mais vivazes.
O processo de construção e otimização destes pinceis requer uma boa dose de paciência e estudos... mas acredito que no final vai valer a pena. Minha ideia é criar um pack reduzido dos mesmos para disponibilizar para a comunidade do MyPaint.
Ultima ilustração realizada com os pinceis de aquarela no MyPaint.
No ano passado comecei um tutorial dos pinceis do MyPaint... mais focado na compreensão e na manipulação dos parâmetros em modo mais artístico e menos técnico. Quem sabe no final deste processo poderei disponibilizar algo mais perto dos artistas para facilitar a manipulação e adaptação de sets já existentes para nossas necessidades.
Alguns testes feitos com pinceis aquareláveis ainda da primeira serie de desenvolvimento.
Não sei quando tudo isto estará pronto... acredito que serão necessários ainda alguns meses... me preocupa principalmente a portabilidade entre as versões do MyPaint e as diferentes plataformas.

O vídeo acima mostra um pouco da possibilidade de mix e transparencia... ainda na versão mais elementar e primordial destas pesquisas.

Comments

Popular posts from this blog

Retículas no Gimp [Screentone, DIY Comics, part 1 ]

Xilo Brush Series

Mixing Color on GIMP