tag:blogger.com,1999:blog-3120577431806965726.post6282105159771937311..comments2023-03-20T04:43:48.996-03:00Comments on Forks And Drills For Graphic Arts: Gimp 2.8 and Mypaint 1.0 WorkflowUnknownnoreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-3120577431806965726.post-83895462920321410882013-01-09T12:52:30.501-02:002013-01-09T12:52:30.501-02:00No Gimp você pode pesquisar os Displays Filters, q...No Gimp você pode pesquisar os Displays Filters, que ajudam bastante na visualização diretamente no monitor de como as cores são mudadas por um determinado perfil... precisa fazer atenção para habilita-los... vale a pena estuda-los. Tem bons artigos do Revoy sobre isto e outros espalhados pela web.<br /><br />Recentemente, num thread, com um expert no assunto o Guillermo Espertino, consegui melhorar e simplificar o método que propuz aqui... inclusive não uso o separate pra montar a minha palheta de cores, mas tenho que achar tempo pra um monte de artigos que tenho que acabar... muito trabalho mesmo.<br /><br />Procure perfís da ECI... eles são livres:<br />Para o RGB: http://www.eci.org/_media/downloads/icc_profiles_from_eci/ecirgbv20.zip<br />Para o offset, acho que está aqui:<br />http://www.eci.org/_media/downloads/icc_profiles_from_eci/eci_offset_2009.zip<br /><br />Mas pesquise o material do site do eci, pode ser util pra entender todo o universo de perfis possiveis... http://www.eci.org<br /><br />O sRGB tradicional e standard você pode encontrar aqui: http://www.color.org/srgbprofiles.xalter#v2<br />É melhor usar a versão 2... mais pra frente analiso a versão 4 e vejo o que é necessário pra usa-la.Americo Gobbohttps://www.blogger.com/profile/07177153274582844217noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3120577431806965726.post-35140413687986801592013-01-09T09:28:23.912-02:002013-01-09T09:28:23.912-02:00O Mozart tb havia me dito q deixava a conversão de...O Mozart tb havia me dito q deixava a conversão de cmyk para rgb por conta da editora. Sendo assim então melhor proceder dessa forma q sugeriram. O David Revoy explicou a um frequentador do blog dele o seu método, utilizando um monitor bem calibrado, um catálogo Pantone e o software cmyk tools (http://www.davidrevoy.com/article92/fedeylins-t-2-fantasy-book-cover). Tb utilizo esse software com bons resultados na conversão, e farei alguns testes de impressão para me certificar da confiabilidade. Vou ver se encontro os perfis sRGB e ICC q utilizou e persquisar sobre como utilizar esse sistema Pantone do qual sou leigo, pois gosto de ter um pouco mais de controle na finalização de algum trabalho impresso e necessitarei em breve de uma maior precisão. O Mozart tinha um artigo com video no qual demonstrava um função de teste de impressão para selecionar essas cores sem o plugin separated, pena q tal artigo se foi do blog. Observando a intersecção no espectro de cores entre os dois padrões, seguindo sua orientação, posso ter uma noção da área a se utilizar na colorização. Boa dica. Esse artigo foi muito util para q eu possa aprender sobre essa questão das cores. Tb me surpreendi ao colorizar uma ilustra de um amigo no MyPaint e constatar uma maior velocidade no fluxo de trabalho mesmo sem as ferramentas de seleção, como vc disse nessa série de posts. Foi menos trabalhoso do q esperava e até mais divertido. Teus pincéis de ink certamente serão muito úteis a todos. Grato Americo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3120577431806965726.post-82294470316202351892013-01-08T00:59:16.948-02:002013-01-08T00:59:16.948-02:00Oi Márcio... estava quase terminando a resposta e ...Oi Márcio... estava quase terminando a resposta e luz caiu... mas foi bom... pensei melhor na resposta :-)<br />As perguntas são bem focadas e pertinentes, sinal que você já tem uma ideia das coisas mais importantes.<br /><br />A questão de cores claras ou escuras não tem nada a ver com a RGB ou CMYK... em ambos espectros existem saturações máximas e minimas das cores. Quando disse que certas cores ficaram mais claras, simplesmente frisei o fato que estas foram as cores que a conversão CMYK achou mais próximas a cor RGB de referência. Por isto eu acho que é importante ter uma ideia de como certas cores mudam para o CMYK em função de dado perfil... isto ajuda a manter o trabalho dentro de certos limites de tolerância. Mas meu método não garante tudo... a margem de erro é de +/- 5 a 15% (de mais para menos). Mas já dá uma ideia.<br /><br />Se você precisa uma cor +/- exata, é melhor pesquisar um guia de cores da Pantone, aquele de cor spot pra quadricromia... aí você mostra ao cliente a cor em quadricromia... nestes guias tem os valores para CMYK e para papel coated e uncoated, com estes valores você cria uma cor de referência na tua palheta. Este é um método confiável... mas não exato! Se o cliente quiser cor exata o jeito é trabalhar com cores spots pantone... mas aí a coisa é muito profissional mesmo.<br /><br />Do resto eu aconselho você manter todo o processo em RGB, adotar um perfil sRGB clássico e simples para o teu monitor (evite usar o do adobe), caso você não possua o perfil de fábrica... e deixar as separações e tudo mais para o final e por conta da gráfica. O meu tutorial é um método que uso pra controlar a palheta de cores e não ter muitas surpresas no equilibro dos valores de cinza das cores... imagine você criar uma imagem aonde as cores RGB são drasticamente convertidas a valores onde os equivalentes em cinza são completamente mudados... isto mudaria toda a relação de claros e escuros originais da tua imagem e também poderia comprometer a leitura da imagem impressa.<br /><br />Estou com muito material escrito, mas em rascunho, sobre todos estes argumentos... peço que tenha paciência em aguarda-los e no meio-tempo mantenha tudo em RGB, com o cuidado de não pegar cores que estejam na ponta de maior luminosidade ou saturação do triangulo de cores do Gimp, por exemplo.<br /><br />Espero que tenha ajudado...Americo Gobbohttps://www.blogger.com/profile/07177153274582844217noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3120577431806965726.post-48788372915435742642013-01-07T10:43:05.102-02:002013-01-07T10:43:05.102-02:00Tenho algumas dúvidas sobre esses conceitos que se...Tenho algumas dúvidas sobre esses conceitos que será muito útil se puder sanar. Tendo em vista as diferenças entre os modelos, é então impossível reproduzir as tonalidades claras das cores do rgb num trabalho impresso? Se por exemplo eu quiser uma cor específica de um azul bem claro que não aparece no monitor (mas que um cliente faz questão) em modo cmyk, como proceder? após convertidos no separate as cores alteradas serão as que irão prevalecer na impressão ou as que escolhi no modo rgb? os perfis que utilizou no separate , tto de entrada do monitor qto de saída para cmyk são padronizados? o q eu quero saber é se o perfil de cor "iso coated " é um padrão universal para trabalhos impressos. No caso de ilustrar um livro para uma editora nacional, que perfil de cor utilizar? é preciso solicitar a editora um perfil ou tem algum padronizado para qualquer trabalho em território nacional? no caso do perfil de entrada do monitor, como saber qual utilizar? o plugin separate reconhece automaticamente o de cada pc? vc utiliza algum calibrador de monitor seguro no qual pode observar uma similitude entre o que observa na tela e no trabalho de impressão? E por ultimo, como vc procede no caso de enviar um trabalho em rgb feito no Gimp ou Mypaint para impressão? vc converte em algum programa antes de enviar ou envia o arquivo tiff em rgb mesmo, deixando para a editora o trabalho de conversão? faz algum teste rápido de impressão caseiro antes para conferir? Essas são minhas dúvidas relativas ao processo de ilustração profissional envolvendo softwares livres (ou não) que me seria muito útil se puder responder pois não encontro algo similar em nenhum blog. Desde já agradeço e parabéns pelo ótimo trabalho com o blog =]Anonymousnoreply@blogger.com