quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

MyPaint 1.1 devel e o cursor Crosshair

Há alguns meses atrás quando escrevi aquela matéria sobre a integração entre Gimp e Mypaint, já tinha falado sobre a questão dos atuais cursores redimensionáveis do MyPaint... eu e talvez muita gente também enfrentassem problemas para enxerga-lo durante sessões de pintura ou desenho em detalhes, com zooms e até em condições meio adversas, como aquelas de pintar em fundos chapados com linhas muito finas.
Desenhando com o atual cursor de mão-livre do MyPaint... e as dificuldades para enxerga-lo...
Desenhando com o atual cursor de mão-livre do MyPaint... e as dificuldades para enxerga-lo...
Neste mês pedi ao David Revoy se podia me ajudar na questão [http://forum.intilinux.com/mypaint-development-and-suggestions/new-cursor-from-git/15/] dos cursores e depois de mostrar a dificuldade através de algum material visivo e um vídeo o Andrew Chadwick, um dos principais desenvolvedores do programa, se propôs a resolver a questão. Agora ele inseriu três opções de escolha para o cursor de desenho a mão-livre, por enquanto está somente na versão de desenvolvimento do git... mas acredito que em breve estará também na versão via ppa.
Painel das Preferências do MyPaint com escolha do tipo de cursor para desenho a mão-livre.
Painel das Preferências do MyPaint com escolha do
tipo de cursor para desenho a mão-livre.
Freehand cursors: add presets, add crosshair style. Add prefs UI on the View tab for cursor presets, and set thin, medium, and thick styles of circle. For the circle styles, "light outline" is the default, a white circle inside a black one with some alpha. It suffers
from a hardware rendering bug on some systems, so add "medium" and "heavy" outline options with black borders to all sides at a couple of extra weights. Good compromises, hopefully.
Add a simple crosshair style for those who just want to know where the nib of their pen is. It uses icons to show the fancier brush blend modes. [Commit text from Mypaint Git - Andrew Chadwick]
Ficou ainda sem definição a questão dos canhotos, mas como escreve o Andrew a questão vai bem alem daquela de colocar a icon do tool à direita ou à esquerda do crosshair.
"MyPaint doesn't know whether the user is right or left handed. Does it matter for left handed users that the mode icon is to the bottom-right? (We could infer user handedness from pen angle, but that would impose some large programming challenges! Left handed users sometimes use right-handed mouse button arrangements, sometimes not. I know righties who use lefty button arrangements). I don't think this is worth chasing, if left-handed users of *all software ever* haven't demanded left-handed cursors elsewhere."

Instalando o Mypaint de desenvolvimento

Para quem tem pressa e usa Gnu-Linux o jeito vai ser clonar o MyPaint do repositório Git [https://gitorious.org/mypaint/] e compila-lo através do scons.
Para compilar o MyPaint a partir do Git você tem que seguir basicamente três passos:

Primeiro  (1:) precisa instalar ambiente de desenvolvimento do MyPaint e o pacote para clonar o Git, para isto serve este comando no terminal:
sudo apt-get build-dep mypaint

este comando instala todo o necessário para realizar a clonagem do repositório git do MyPaint e a sua compilação.

Depois (2) é necessário clonar o repositório master do MyPaint, é simples e sempre do terminal aberto você escreve o seguinte comando:
git clone git://gitorious.org/mypaint/mypaint.git 'nome-da-pasta-que-voce-prefere'

Importante: normalmente eu abro um terminal dentro de uma pasta que chamei 'installs', que está na minha home. Ao dar o comando vai ser criada uma pasta, com o nome que você deu, com todo o ambiente de desenvolvimento da master do MyPaint, eu uso chamar a pasta do comando como 'mypaint-git-master'. Ao terminar a clonagem dos arquivos você vai ter justamente uma pasta nova com todos os arquivos de desenvolvimento.

A seguir (3) você faz:
cd 'nome-da-pasta-que-voce-prefere'

isto leva o terminal para dentro da pasta de compilação e lá você escreve o comando:
scons

O comando 'scons' vai compilar o MyPaint e terminado você poderá até instalar o MyPaint com o uso do prefix no scons, mas como vire-e-mexe ele muda e justamente é assim para um pacote em desenvolvimento, não é prático instala-lo... a seguir descrevo a solução que adoto normalmente.

Errata et Corrige*
Criando um atalho do master do MyPaint no Main Menu

Antes de criar o atalho é necessário criar um script e torna-lo um executável nas propriedades do próprio. O script é bem simples:

#!/bin/sh
cd ~/installs/mypaint-master && ./mypaint

Abrir o gedit e escrever estas duas linhas... conforme a path que e os nomes que você criou para o ambiente do MyPaint Git (ver passos anteriores), e dê um nome, p.e., mypaint-git-master.sh. Depois não se esqueça de torna-lo um executável. Para isto é ir somente nas propriedades/permissões do arquivo e clicar na opção executável.

No meu caso 'installs' está na home e 'mypaint-master' é a pasta aonde irão estar todos os arquivos originais de desenvolvimento mais os de compilação  ('nome-da-pasta-que-voce-prefere'), anteriormente realizados com o 'scons'. No meu ambiente também coloco todos os scripts dentro de uma pasta de 'installs' pra ficar mais fácil a procura e a organização dos mesmos.

Abrindo o programa 'main menu' você escolhe uma categoria, p.e., Graphics e insere um novo item.
Main Menu para inserimento de novos itens nos menus de aplicações.
Main Menu para inserimento de novos itens nos menus de aplicações.
No novo item você pode dar o nome, o comando e o comentário. O comando é bem simples, e neste caso é só procurar o script que você criou para aviar o Mypaint Git Master.
Realizando o atalho no novo item da categoria Graphics.
Realizando o atalho no novo item da categoria Graphics.

Errata et corrige*

Eu tentei criar um método mais fácil mas no final ao testa-lo acabei me atrapalhando com vários clones do mypaint instalados no meu box... parecia que funcionasse o comando diretamente no atalho... mas não funciona! Desculpem-me... agora o jeito é usar mesmo um script, o bom é que o script fica sempre o mesmo, mesmo atualizando o clone... mas este vai ser assunto para um próximo post.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Lorenzo Mattotti - O Triunfo da Cor


As vezes temos certas fulgurações ao vermos algo... as vezes algo de extraordinário... esta é a minha impressão ao olhar o trabalho de desenhista italiano Lorenzo Mattotti. Eu já conhecia o trabalho do Mattotti, mas sinceramente o tinha me esquecido entre as caixas de livros ainda embaladas :)... mas agora me vem em mente a primeira vez que vi o trabalho dele nos livros de um amigo ilustrador, o Carlo Ferri.

Lorenzo Mattotti nasceu na belíssima Brescia, uma cidade no norte da Itália, estudou arquitetura mas sem terminar o curso pois começou se dedicar aos quadrinhos mas com um estilo muito pessoal e muito ligado a tradição pictórica italiana. O seu trabalho é pleno de citações a grandes artistas e seus "chiariscuri" são provas deste legame [website do trabalho do Mattotti].

Anna Castagnoli no seu ultimo post, trouxe pra mim uma grata surpresa... um vídeo feito em 2004 pela tv francesa sobre o trabalho de Mattotti. O vídeo é brilhante e está em língua francesa, mas é tão belo e fulgurante que mesmo para quem não arranha no francês vai acabar adorando.
Nas palavras da Castagnoli...
 "Assistir o vídeo é uma experiencia para entrar em contato com a sabedoria e de quanta atenção, de quanto trabalho está atrás na escolha de cada elemento na ilustração. Talento é talento, certamente, mas também suor e constância... Uma lição importante."
Eu fiquei é pouco dizer emocionado ao ele explicar o seu trabalho com a cor... numa técnica muito simples mas cheia de surpresas como aquela dos lápis de cor. São vinte minutos ou mais de puro ensinamento para os olhos e para nós desenhistas, ilustradores, artistas...
Outro lado muito interessante e belo deste artista são o perfil das estórias... sempre muito fora do contexto comercial... ele trabalha em estórias que poderiam ser reais e pertencem ao universo dos nossos desejos, angustias e felicidades... muito belo realmente este enfoque. Eu recomendo que vocês o assistam diretamente no YouTube e com qualidade máxima.

O blog da Anna Castagnoli, Le Figure Dei Libri, é uma constante referência sobre o universo da ilustração e não somente... ele está em italiano. Algum tempo atrás rolou até a ideia de traduzir alguns dos seus artigos para um blog que estava pensando fazer sobre a ilustração no Brasil, a coisa ficou parada e depois do avento do Forks And Drills, eu não tive mais tempo para pensar nesta possibilidade.
Quem sabe poderia se encaixar aqui no Forks... como as bases teóricas das técnicas clássicas que servem também para o trabalho de pintura digital. Então aqui fica um muito obrigado por este presente de inicio de ano.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

How to works with low pressure input of graphic tablets

I began testing my pencil brushes of Forks Pack and how to set them on Monoprice 10x6  (made with UC-Logic parts). Recently I've bought this graphic tablet ... mainly thanks to a tips of Mozart Couto -- a great expert of the graphic tablets alternatives... of out Wacom products -- and after that I read the article of Ray Frendem about this tablet.

I've also an old Wacom Intuos 2 ... and is very different to work of the Monoprice 10x6. For me, as Frenden also has indicated ... to drawing and inking ... and really is more easy to control the strokes. My Wacom Intuos 2, but in general the Wacom models, are more easy to paint ... they are more soft ... perhaps the Bamboo, between the Wacom models, is more indicated to drawing and inking.

Initially when I began the testing with the Monoprice, the strokes were a bit difficult to draw, the strokes didn't come out ... mainly we apply a very low pressure input in the stylus tablet.
Each graphic tablet to have it own way to response of our tools and gestures. Also the tablets of the same producer can be to have great differences between their model.
Is very complex to think a preset, on Gimp and Mypaint, that works fine for all tablets.

I propose two simple steps to correct or to control better the quality and sensibility with low pressure inputs of my pencil series or others brushes too:

First step [Gimp Preferences]

We need control our input curve in the preferences, here is better a linear curve, very simple. If you can that all brushes to have a high sensibility in the low pressure input... you can to pull a bit up the origin 'y' value (y>0). But I think that is very danger, because the gain of this curve will be added in the all dynamics behaviors too.
Setting the general behavior of pressure on our graphic tablet.
Setting the general behavior of pressure on our graphic tablet.

Second step [Pressure curve to size]

Now we need personalize our dynamic... is better to have a dynamic specialized on pencil brushes... that you can use every time you make drawing with pencils brushes. In this dynamic we need increase the sensibility of low pressure input... just a slight pull up the zero on the 'y' axis. In basis of my tests I think that method is the better for Gimp... and also is possible apply it in Mypaint and Krita.
Pull up the 'Y' origin to increase the sensibility in the low pressure input.
Pull up the 'Y' origin to increase the sensibility
to the low pressure inputs.
You can to think in the different kind of dynamics... each one specialized in a behavior... for instance, a dynamic to inking where is better to have a stroke a bit hard.

Another possibility for our behavior is to have opacity with reduced range. It's possible with this curve ... works fine in my cases.
Setting the opacity for low pressure input ...  for my pencils pack.
Setting the opacity to low pressure inputs ...
The strategy of these steps also can be applied on Mypaint ... where we've the identical instances ... a general preset curve for the graphic tablets, in Preferences, and the curve for single brush behavior in the Brush Settings Editor. However on Mypaint the question is a bit more complex ... but soon I'll write a post about this.
The two instances on Mypaint to control the sensibility of brushes.
The two instances on Mypaint to control the sensibility of brushes.

Video to explain in short the method

I've made a short video about this method... I hope that be useful for you and good drawings in 2013.


 Happy New Year for all!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...