Happy Birthday, 1º ano de vida, começando a andar ...

Pinceladas da serie de pinceis Wet, que estão disponíveis no nosso code.google.
Pinceladas da serie de pinceis Wet, que estão disponíveis no nosso code.google.
Hoje o Forks and Drills faz aniversário, é seu primeiro ano de vida. Vou evitar de falar de números de visitas, países, pageviews e quanto mais... isto pra mim ainda está longe de ser importante.
Seguramente temos já um certo numero de aficionados leitores e visitadores, mas estamos longe de ser uma blog aonde os numeros estouram e fazem barulho. O caminho é longo mas estar ciente disto faz toda a diferença... como também cuidar com atenção a qualidade dos artigos e informações é para mim uma questão de honra. Acredito que somente assim o blog poderá crescer, talvez devagar mas em maneira constante e criando um numero sempre maior de seguidores.

Mesmo tendo inicialmente escrito no papel as prioridades e objetivos do blog não foi tão fácil programar a pauta dos artigos e selecionar aquilo que era prioritário ou menos. Muitas vezes as matérias refletiam argumentos ou situações do meu cotidiano ou trabalho que tinha por mãos naquele momento.
Muitos dos artigos previstos e ainda estão em draft, isto por varias razões (revisão, pesquisa, pontos de dúvida, etc), mas principalmente, hoje finalmente entendi, porque o formato do blog não é particularmente adaptado a estes artigos... ou porque são demasiadamente técnicos, ou porque são longos demais, ou porque todas as duas ultimas razões. Alguns artigos tem um tempo de maturação talmente longo... que as vezes perdem a sua validade, em parte devido a evolução do software ou mesmo porque as ideias e métodos também mudam. Isto aconteceu com um artigo que comecei a escrever sobre graphic tablets com a consultoria do Mozart Couto... mas que agora não sei se nos modos como foi escrito seja realmente valido... hoje acredito que seja mais interessante discutir as graphic tablets mais como instrumento de pintura ou desenho e evidenciar quais são as carateristicas mais importantes para cada tipo de atividade (desenho, pintura, sketching, colouring, etc.), mais do que discutir se tal marca é melhor que essa ou aquela.

Já ha alguns meses o Mozart Couto, me fez notar que alguns dos artigos eram muito indicados para outros tipos de publicação, tais como ebooks (em pdf ou epub). Neste ano é minha intenção publicar os artigos técnicos e tutoriais como ebooks, isto vai ajudar a criar uma pequena coleção de livros ou publicações do Forks e ao mesmo tempo dar ao usuário a possibilidade de ter este tipo de artigo em modo offline. Eu não tenho previsão de quando este material poderá estar disponível como ebook, mas de seguro em 2013 isto acontecerá.

Os futuros artigos do Forks terão um aspecto mais conceitual e abrangente com relação a ilustração e a pintura (digital e não) e discutirão de materiais e instrumentos que possam integrar estas atividades. Estes artigos irão discutir  estes tópicos através de exemplos ou casos, mas sem entrar nos aspectos estritamente técnicos dos software usados para a criação dos exemplos ou casos.
Os exemplos e casos serão realizados exclusivamente com software livre, mas não é minha intenção explicar como se faz uma roda girar no Gimp :-). Na Web existe excelentes materiais sobre dicas e conselhos de como usar todo tipo de software livre. Acredito que será mais interessante adotar uma postura menos "howtos" ou "tips and tricks" e mais conceitual com relação aos instrumentos e métodos que usamos normalmente para desenhar ou pintar em modalidade digital. Acredito que seja mais interessante discutir sobre um método ou um conceito, a priori, pois estes poderão serem usados em uma gama maior de instrumentos e meios, sejam eles digitais ou não.

Uma das questões que particularmente vou apreciar enfrentar são os porquês e as vantagens da pintura digital e como esta pode ser integrada a outros mídias não necessariamente digitais, para assim criar cenários onde as técnicas digitais e as clássicas possam coexistir. Este percurso em parte já iniciei a esboçar em uma longa serie de artigos com o L'ubomir Zabadal.

Para exemplificar um pouco um dos temas que entendo abordar: nestes 12 meses tive oportunidade de estudar e refletir muito sobre um dos atores principais da pintura digital, os pinceis... chegando a conclusão que eles são sim importantes, mas não na quantidade e no modo que todos normalmente somos levados a crer... esta super valorização em parte é devida ao fato que exista uma grande quantidade de pinceis e texturas disponíveis para os principais software de desenho e pintura digital... e isto provoca uma grande confusão entre iniciantes e não tão somente :-).
Nos próximos meses terei oportunidade de enfrentar estes aspectos e outros que na minha opinião irão ajudar a entender um pouco melhor as razões do nosso modo de fazer e agir com os instrumentos digitais, sejam estes livres ou não.

Outra coisa que vai acontecer a longo deste ano vai ser também a revisão completa dos pinceis do Forks, diminuindo a quantindade e melhorando a qualidade. Este processo já está em ato e teremos novidades com novas e pequenas series já durante os próximos meses.
Alguns testes com a serie de pinceis texturizados de nova concepção.
Alguns testes com a serie de pinceis texturizados de nova concepção.
Agora vamos aos agradecimentos... Neste primeiro ano o Forks tem que agradecer algumas pessoas que contribuíram de várias formas ao projeto: incentivando, ajudando, colaborando com matérias, com ideias e sugestões. Começo agradecendo ao Mozart Couto, que foi determinante no lançamento e divulgação do mesmo com muitas chamadas e links das matérias do Forks feitas no seu blog pessoal. Colaborou para muitas matérias, tivemos longos bate-papos online, emails super interessantes e principalmente testou os pinceis do Forks que estão disponíveis no code.google do Forks.

Neste ano também foi e está sendo importante a colaboração de L'ubomir Zabadal, um professor adjunto da Universidade de Nitra em Eslovaquia, que possibilitou novos percursos e muita discussão sobre modos novos de construir pinceis para o Gimp. Atualmente com o L'ubomir tenho tido uma longa discussão sobre a Pintura Digital, seus instrumentos e métodos, que espero logo seja disponível como matéria para os nossos leitores.

E principalmente é preciso agradecer a você que segue o Forks e portanto é o principal motivador. Muito obrigado de coração a vocês todos!

Comments

  1. Parabéns pelo seu trabalho em divulgar não só software livre, mas a pintura digital em si, matéria que me botou para pensar e repensar em várias ocasiões.

    abraços e até breve.

    Jorge (Игорь)

    ReplyDelete
  2. Obrigado Jorge! Neste mês estive meio afastado do blog... repensando muitas coisas e principalmente armazenando energias para novos projetos. Falar de pintura digital não é muito fácil, muitas vezes significa mergulhar profundamente nos nossos trabalhos até quase perder o respiro...

    ReplyDelete

Post a Comment

Comment

Popular posts from this blog

Retículas no Gimp [Screentone, DIY Comics, part 1 ]

Xilo Brush Series

Mixing Color on GIMP