Pinterest e o arquivo de imagens por antonomásia

Galeria de imagens do Forks and Drills no Pinterest.
Galeria de imagens do Forks and Drills no Pinterest.
No ano passado escrevi um artigo no meu weblog sobre a prática de colecionar imagens: "Exercícios do Imaginário" (tem um interessante vídeo do escritor de ficção cientifica Ray Bradbury).
Quase todo artista tem a sua própria coleção de imagens... com as quais estuda percursos, ideias e métodos para realizar ou mesmo inspirar seus trabalhos.

Muitos anos atras comecei um repertorio de imagens e eram na sua maioria recortes de revistas e jornais, xerox, apuntos, etc... É uma pratica bem interessante e divertida de se fazer. Ainda devo ter cadernos cheios de imagens coladas... as classificações eram coisas tipicas para anatomia e não somente (mãos, pés, calçados, vestidos e indumentária em geral, etc). A minha grande dificuldade estava no tempo que gastava para organizar tudo e classificar... até tinha uma amiga minha que ajudava nesta tarefa... ficou bem estressada com este trabalho :-D, que até hoje me lembra destes recortes.

Mas hoje em dia temos o Pinterest :), excelente ferramenta... uma minha conhecida, a ilustradora Anna Castagnoli, ela escreveu até que os ideadores mereciam um Nobel por isso... não sei se é um exagero :-), mas o Pinterest é mesmo um excelente modo não só de colecionar imagens e videos como também um modo excelente de condividir e descobrir o que existe de melhor em outras coleções. A ferramenta é muito simples e prática de se usar e sempre focada nas imagens. As imagens podem ser comentadas e assim vários atores podem interagir no teu repertório e no dos outros.
Ferramentas e links para as artes gráficas com software livre.
Ferramentas e links para as artes gráficas com software livre.
Recentemente estive organizando o repertório de imagens do Forks no Pinterest e surgiu uma outra ideia de usar o Pinterest, visto que as imagens estão sempre linkadas aos seus originais. Pensei que poderia criar um interessante, mais bonito e elegante, repertório de links a ferramentas e resources para o software livre. Por enquanto a coisa está bem no começo... e são bem vindos colaboradores para esta galeria de links. O método é bem interessante e potente, visto que cada link pode ser comentado e assim tornar uma espécie de thread de conversação sobre cada ferramenta ou link.

Comments

Popular posts from this blog

Retículas no Gimp [Screentone, DIY Comics, part 1 ]

Xilo Brush Series

Mixing Color on GIMP