Lorenzo Mattotti - O Triunfo da Cor


As vezes temos certas fulgurações ao vermos algo... as vezes algo de extraordinário... esta é a minha impressão ao olhar o trabalho de desenhista italiano Lorenzo Mattotti. Eu já conhecia o trabalho do Mattotti, mas sinceramente o tinha me esquecido entre as caixas de livros ainda embaladas :)... mas agora me vem em mente a primeira vez que vi o trabalho dele nos livros de um amigo ilustrador, o Carlo Ferri.

Lorenzo Mattotti nasceu na belíssima Brescia, uma cidade no norte da Itália, estudou arquitetura mas sem terminar o curso pois começou se dedicar aos quadrinhos mas com um estilo muito pessoal e muito ligado a tradição pictórica italiana. O seu trabalho é pleno de citações a grandes artistas e seus "chiariscuri" são provas deste legame [website do trabalho do Mattotti].

Anna Castagnoli no seu ultimo post, trouxe pra mim uma grata surpresa... um vídeo feito em 2004 pela tv francesa sobre o trabalho de Mattotti. O vídeo é brilhante e está em língua francesa, mas é tão belo e fulgurante que mesmo para quem não arranha no francês vai acabar adorando.
Nas palavras da Castagnoli...
 "Assistir o vídeo é uma experiencia para entrar em contato com a sabedoria e de quanta atenção, de quanto trabalho está atrás na escolha de cada elemento na ilustração. Talento é talento, certamente, mas também suor e constância... Uma lição importante."
Eu fiquei é pouco dizer emocionado ao ele explicar o seu trabalho com a cor... numa técnica muito simples mas cheia de surpresas como aquela dos lápis de cor. São vinte minutos ou mais de puro ensinamento para os olhos e para nós desenhistas, ilustradores, artistas...
Outro lado muito interessante e belo deste artista são o perfil das estórias... sempre muito fora do contexto comercial... ele trabalha em estórias que poderiam ser reais e pertencem ao universo dos nossos desejos, angustias e felicidades... muito belo realmente este enfoque. Eu recomendo que vocês o assistam diretamente no YouTube e com qualidade máxima.

O blog da Anna Castagnoli, Le Figure Dei Libri, é uma constante referência sobre o universo da ilustração e não somente... ele está em italiano. Algum tempo atrás rolou até a ideia de traduzir alguns dos seus artigos para um blog que estava pensando fazer sobre a ilustração no Brasil, a coisa ficou parada e depois do avento do Forks And Drills, eu não tive mais tempo para pensar nesta possibilidade.
Quem sabe poderia se encaixar aqui no Forks... como as bases teóricas das técnicas clássicas que servem também para o trabalho de pintura digital. Então aqui fica um muito obrigado por este presente de inicio de ano.

Comments

Popular posts from this blog

Retículas no Gimp [Screentone, DIY Comics, part 1 ]

Xilo Brush Series

Mixing Color on GIMP